Prefeitura de Porto Alegre reforça 156 para reduzir congestionamento no canal

Administração do município pede que a população entre em contato pela Internet

Foto: Luciano Lanes/Arquivo/Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre voltou a solicitar, na manhã deste sábado (30), que os interessados em agendar a vacinação de idosos acamados, com dificuldade de locomoção ou imunodeprimidos entrem em contato pela internet. Isso porque o canal telefônico, que funciona a partir do número 156, está congestionado em razão da imunização.

Nas últimas duas semanas, a central de atendimentos registrou um aumento de 200% no número de chamadas recebidas. O número de profissionais vinculados ao call center teve vai ser ampliado em 30% – número ainda insuficiente para reduzir o tempo de espera, que vem sendo alvo de reclamações por parte da população.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), os mesmos serviços oferecidos por telefone podem ser acessados no aplicativo #EuFaçoPOA, disponível para usuários Android e iOS. Também é possível fazer o agendamento a partir do 156 Web, disponível na seção Central do Cidadão do site da prefeitura de Porto Alegre.

Um número de WhatsApp também foi criado para o escoamento da demanda: (51) 9-9388-0881. É preciso informar os números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da pessoa a ser vacinada para que o requerimento seja aceito.