Temporal deixa dezenas de pessoas desalojadas em Santa Cruz do Sul

Segundo a Defesa Civil, famílias tiveram de buscar abrigo junto a amigos e familiares

Foto: Rádio Gazeta/Reprodução

Os moradores de Santa Cruz do Sul, cidade que fica a cerca de 150km de Porto Alegre, seguem contabilizando os estragos causados pelo forte temporal registrado no final da tarde da quinta-feira (29). Segundo o monitoramento da MetSul meteorologia, a tempestade que atingiu a cidade teve precipitação de 124 milímetros em apenas uma hora.

O volume da água fez com que arroios e córregos transbordassem, invadindo ruas e casas. Na madrugada, a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul atendeu aos chamados de moradores – dando prioridade a casos mais urgentes, como o de idosos e pessoas com deficiência. A operação teve o apoio da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.

“Nós tivemos cerca de 37 ocorrências, entre pessoas ilhadas e desalojadas. Desabrigados, que são aqueles que perderam as suas casas, nós não tivemos nenhum. Nem mesmo o número de famílias abrigadas com amigos e familiares é definitivo”, relata o coordenador regional da Defesa Civil, Tenente Coronel Jorge Halen Fernandes Menezes.

Os municípios vizinhos, como Vera Cruz, também registraram problemas em uma menor escala. “Foi um evento muito rápido, né? O escoamento ficou prejudicado, e a água começou a entrar nas residências. Em cerca de uma hora, o volume já havia baixado”, completa o Tenente Coronel Fernandes.

Prefeitura pede doações de móveis

Nesta sexta-feira (29), as equipes de socorro vão seguir percorrendo as ruas de Santa Cruz do Sul para a consolidação do levantamento de danos causados pelo temporal. De acordo com o meteorologista Luís Fernando Natchigall, da MetSul, há previsão de chuva localmente forte e volumosa em alguns pontos da cidade até o domingo.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), usou a internet para pedir a colaboração no atendimento às famílias mais afetadas. O Ginásio Poliesportivo do município está sendo usado para o recebimento de doações. “Seguimos com várias equipes dedicadas a amenizar os estragos”, garantiu a gestora, em uma rede social.