Cai para 11 número de regiões em bandeira vermelha no mapa de risco da Covid no RS

Outras 10 regiões foram classificadas com bandeira laranja por conta da redução dos indicadores monitorados pelo Gabinete de Crise

39° rodada do mapa preliminar do Distanciamento Controlado colocou 11 regiões em bandeira vermelha e 10 em laranja | Foto: Divulgação/Governo RS

A 39° rodada do mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira, classificou 11 regiões Covid em bandeira vermelha no Rio Grande do Sul. Além disso, a leve melhora em indicadores monitorados deixou dez regiões em bandeira laranja. Atualmente, o estado soma 17 áreas em risco alto e quatro em risco médio para o novo coronavírus.

Na bandeira vermelha, ficaram as regiões de Capão da Canoa, Erechim, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Uruguaiana, além de Cachoeira do Sul, única que teve piora na classificação em relação a semana passada. Já as regiões de Bagé, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Novo Hamburgo, Santa Rosa e Taquara tiveram classificação preliminar em bandeira laranja.

Conforme o governo, os principais indicadores que apresentaram alteração foram o número de pacientes confirmados com Covid-19 internados em leitos clínicos, com queda de 2%, e e leitos de UTI, com redução de 6%. Também diminuíram os novos registros semanais de hospitalização, a média de óbitos pela doença e de casos ativos de coronavírus.

Mesmo com esses dados, o Estado ainda entende que a situação é grave. A preocupação do Piratini em relação a algumas datas, como 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, e 16 de fevereiro, Carnaval.

Hoje, o governador Eduardo Leite esteve reunido com líderes religiosos no Palácio Piratini para reforçar as medidas de prevenção, como as aglomerações desnecessárias, além de reforçar que a vacinação chegou a apenas uma pequena parcela da população gaúcha. No encontro, também foram apresentadas ao governo sugestões, a serem avaliadas pelo Gabinete de Crise.

Cogestão

As associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar terão até as 6h de domingo para encaminhar a solicitação ao governo. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise. O resultado e o mapa definitivo vão ser divulgados na tarde de segunda-feira. As novas bandeiras valem a partir de terça.