Bolsonaro cogita recriar ministérios após eleição no Congresso

Segundo presidente, se candidatos alinhados ao governo ganharem o pleito, pastas da Cultura, Esporte e Pesca podem 'ressurgir'

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta sexta-feira, que há a possibilidade de recriar os Ministérios da Cultura, do Esporte e da Pesca, hoje secretarias de governo. “Hoje, se eu tivesse sido eleito presidente, faria algumas coisas a mais. Por exemplo, eu tenho três secretários que, se eu soubesse o potencial de vocês e tivesse mais conhecimento com profundidade da importância, seria um ministério”, afirmou o presidente durante evento com esportistas, nessa manhã.

Bolsonaro citou os atuais secretários Jorge Seif (Pesca), Mário Frias (Cultura) e Marcelo Magalhães (Esporte) e elogiou a atuação dos três. Durante o discurso, o chefe do Executivo nacional voltou a dizer que a eleição de candidatos alinhados ao governo nas presidências da Câmara e Senado, prevista para segunda-feira, pode permitir a recriação das pastas. “Se tiver um clima no parlamento, tudo indica, as duas pessoas que temos simpatia devem se eleger. Nós vamos entregar uma pauta de trabalho e que pode levar muita coisa, quem sabe ressurgir os ministérios“, disse.

O presidente ainda reconheceu que pode ser alvo de críticas ao ampliar o número dos atuais 23 ministérios, mas justificou a decisão por conta do tamanho do país. “Alguém pode falar ‘ah, quer criar ministério de novo’. O tamanho do Brasil, pessoal, só o Brasil é maior que toda a Europa Ocidental”, afirmou.