Adolescente fura fila de vacinação em asilo de Passo Fundo

Entre sexta-feira e a quarta-feira, mas de 200 casos de fraude no processo de imunização foram registrados no RS

Foto: Guilherme Almeida/CP

Um adolescente do Norte gaúcho é suspeito de ter tomado a vacina do coronavírus, no lugar de uma pessoa falecida, desrespeitando a ordem estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização. A campanha prevê acesso a grupos prioritários, entre eles, idosos e profissionais de saúde da linha de frente no combate à Covid-19.

O caso ocorreu em Passo Fundo. De acordo com a prefeitura, o adolescente, de 12 anos, entrou na fila de vacinação de uma casa de idosos com um CPF falsificado e se apresentou paramentado – vestindo touca, máscara, avental cirúrgico e propé para receber a vacina, o que dificultou a identificação dele no momento. Ainda segundo o município, a instituição de longa permanência forneceu o documento à Vigilância Sanitária de Passo Fundo, responsável pela imunização na cidade. Nele, a informação é de que o jovem era funcionário do local.

Ao receber os dados, o sistema da prefeitura de Passo Fundo acusou a fraude. Segundo informações da Record TV, o idoso dono da identidade já havia morrido. Diante da situação, a prefeitura abriu procedimento de investigação na Auditoria Geral do Município e Controle Interno. Por determinação do prefeito Pedro Almeida, o Município também registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para apuração das responsabilidades, e comunicou o Ministério Público (MP).

Para fiscalizar a vacinação, o MP e a Secretaria Estadual da Saúde disponibilizaram uma plataforma para denúncias contra pessoas que tentem furar a fila da imunização. Entre a última sexta-feira e ontem, mais de 200 casos foram registrados no Rio Grande do Sul.