PF cumpre seis mandados de busca em investigação de lavagem de dinheiro no RS

Alvo das ordens judiciais é um empresário de Marau, cidade que fica na Região Norte do Estado

Foto: Polícia Federal do Rio Grande do Sul/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), uma operação de combate aos crimes de lavagem de dinheiro, sonegação tributária, fraude à execução e contra credores no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a corporação, cerca de 30 agentes participaram da força-tarefa – cumprindo seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Marau, Vila Maria, Serafina Correa e Casca.

O alvo das investigações, que começaram em 2017, é um empresário que vive em Marau. Os trabalhos apontam que o suspeito, dono de uma empresa de coleta de lixo, fraudou suas contribuições previdenciárias e ocultou patrimônios a partir da abertura de diversas outras companhias. A empregada doméstica do homem, que não teve a identidade divulgada pelas autoridades, teria sido usada como “laranja”.

A PF também constatou que a dívida perante ações trabalhistas de ex-empregados supera o valor de R$ 2,5 milhões, além dos investigados e suas empresas possuírem mais de R$ 25 milhões inscritos em Dívida Ativa, referentes a tributos sonegados perante a União. A principal empresa envolvida no caso, que ainda está sob o nome do suspeito, presta serviços para diversas prefeituras gaúchas.