Edital da Sedac e Fundação Marcopolo encerra com 6,5 mil inscrições

Repasse de recursos, oriundos da Lei Aldir Blanc, soma R$ 20 milhões

Foto: Histórias do Futuro/Divulgação/SMC

O Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, encerrou as inscrições nessa terça-feira. Foram 6.591 projetos inscritos, 3.389 deles da categoria Pessoa Física e 3.202 de Pessoa Jurídica. O repasse de recursos, oriundos da Lei Aldir Blanc, soma R$ 20 milhões.

São 13 áreas contempladas, como circo, culturas populares, música, artes visuais e museus, em propostas para pesquisa, criação, formação e qualificação. A distribuição de recursos vai se basear na divisão demográfica da população dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

A seleção também contempla pontuação específica para diversidade e, nos projetos de Pessoa Física, 50% para cotas sociais, proponentes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, mulheres e homens transexuais/travestis e Pessoas com Deficiência (PCDs).

“O número de inscritos traduz o sucesso que foi a parceria formalizada com a Fundação Marcopolo, garantindo que esses 20 milhões de reais, o maior investimento já feito em um edital da Cultura, chegue a trabalhadores e trabalhadoras do setor, por meio da Lei Aldir Blanc”, destacou a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo.

A fase de Habilitação e Seleção das propostas está prevista para durar 15 dias úteis. Os projetos selecionados devem ser anunciados ao público na segunda quinzena de fevereiro. O acompanhamento do andamento pode ser feito através do site da Fundação Marcopolo.