Temporal provoca falta de água e luz na capital e região Metropolitana

Segundo a CEEE, 95 mil clientes são afetados, enquanto que a área da RGE contabiliza quase 12,5 mil endereços sem luz

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

A forte chuva que atinge a capital e a região Metropolitana na tarde desta segunda-feira deixou alguns moradores sem água e luz. Conforme a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), pelo menos 10 redes alimentadoras de energia chegaram a ficar fora de operação, prejudicando 95 mil clientes.

No entanto, a CEEE já reestabeleceu a energia elétrica de 37 mil consumidores, restando, ainda, 58 mil clientes sem luz. Segundo a empresa, a maioria dos endereços atingidos fica em Porto Alegre, Viamão e Alvorada.

Já na área da RGE, 34 mil clientes chegaram a ficar sem energia elétrica. Segundo a companhia, as equipes técnicas conseguiram reestabelecer o serviço na maior parte dos locais e, no momento, 12,5 mil endereços seguem sem luz em Canoas e Cachoeirinha.

Na capital, a falta de luz também afeta o abastecimento de água. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), 43 bairros (lista abaixo), nas zonas Norte, Sul e Leste, além da Ilha da Pintada, tiveram o serviço comprometido, já que as estações de tratamento e de bombeamento de água seguem fora de operação.

A reportagem também entrou em contato com a Defesa Civil. De acordo com o diretor-geral do órgão em Porto Alegre, Cel. Evaldo Rodrigues de Oliveira Jr., há relatos de dois destelhamentos, um na zona Leste e outro na zona Sul, além de um desabamento de uma estrutura de alvenaria também na zona Leste. Ele também destacou que a situação segue sendo monitorada na cidade, uma vez que, conforme a MetSul, ocorreram rajadas de vento de até 83 km/h num intervalo de 20 minutos, próximo das 14h.

Trânsito

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o temporal também provocou pontos de acúmulo de água nas seguintes vias: na Av. Assis Brasil com a Av. General Emílio Lúcio Esteves, no sentido centro/bairro; na Rua Silva Só x Rua Felipe de Oliveira, que opera com a faixa da direita bloqueada; além da Rua Mariz e Barros, no bairro Petrópolis.

A EPTC também registra diversos semáforos fora de operação devido a falta de luz nas seguintes vias: na Rua Ramiro Barcelos com a Av. Farrapos, na Rua Ramiro Barcelos com a Av. Cristóvão Colombo, na Av. Ipiranga com a Rua Euclídes da Cunha, na Av. Ipiranga com a Rua Professor Cristiano Fischer, na Av. Túlio de Rose com a Rua Antônio Carlos Berta, na Av. Wenceslau Escobar com a Av. Diário de Notícias e na Av. Diário de Notícias x Av Guaíba.

Já o cruzamento da Rua Botafogo com a Av. Getúlio Vargas está parcialmente bloqueado devido à queda de uma árvore.

Bairros com serviço de abastecimento de água comprometido

Zona Norte – Anchieta, Auxiliadora, Boa Vista, Higienópolis, Humaitá, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo d’Areia, São Geraldo, São João, Mont’Serrat, Vila Farrapos e Floresta

Zona Sul – Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Cristal, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção, Conceição, Menino Deus e Vila Nova

Zona Leste – Coronel Aparício Borges, Menina Alvira, Bom Jesus, Vila Jardim, Vila Fátima-Pinto, Praça Baltazar de Bem, Cefer II, Petrópolis, Santa Cecília e Santana

Região Central – Bom Fim, Centro, Cidade Baixa, Independência e Rio Branco

Região das ilhas – Ilha da Pintada