Pazuello: 10 mi de doses da vacina de Oxford chegarão ‘em breve’

Fiocruz pagou R$ 54,9 milhões pelos primeiros 2 milhões doses do imunizante

Foto: Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pauzuello, anunciou nesta segunda-feira que 10 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZenica chegarão ao Brasil “em breve”. O primeiro lote dos imunizantes contra Covid-19, com 2 milhões de doses fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, chegou ao Brasil na última sexta-feira.

O uso emergencial do lote inicial de vacina, aprovado no dia 17, integra o plano de imunização em andamento no Brasil desde a última segunda-feira, em conjunto com os 6 milhões de doses da CoronaVac, liberados pela Anvisa concomitantemente à vacina de Oxford. A Fiocruz pagou R$ 54,9 milhões pelos primeiros 2 milhões doses do imunizante.

As duas vacinas serão produzidas no Brasil, mas, nos dois casos, é preciso receber matéria-prima da China. De acordo com o Plano Nacional de Imunização, serão priorizados idosos, indígenas e trabalhadores da saúde.

Com 604.722 doses aplicadas até as 9h desta segunda-feira, o Brasil figura como o 16º país com mais imunizados contra a Covid-19, segundo o site “Our World in Data”, que coleta dados de casos, mortes, testes e vacinas relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Nesta segunda-feira, a Fiocruz disse ter sido informada pela AstraZeneca, detentora dos direitos comerciais da vacina de Oxford, que a matéria-prima para fazer a produção do imunizantes no Brasil está pronta para ser enviada da China.

A fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, aguarda apenas a chegada do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) necessário para os primeiros 7,5 milhões de doses. A instituição mantém a previsão de que os primeiros lotes do insumo cheguem entre 8 e 12 de fevereiro.

“No acordo com a empresa [AstraZeneca], está previsto o envio de 14 lotes de 7,5 milhões de doses, com intervalo de 2 semanas entre cada remessa, totalizando o fornecimento de insumo para produção de 100,4 milhões de doses”, detalhou a Fiocruz.

O Ministério da Saúde também divulgou um comunicado na tarde de hoje afirmando que “o processo de liberação do insumo junto ao governo chinês está acelerado e deve ocorrer em breve”.