Porto Alegre já vacinou 18 mil contra a Covid-19; força-tarefa em asilos é realizada neste sábado

Número de doses aplicadas por dia, que vinha em trajetória crescente, diminuiu na sexta-feira

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde receberão o reforço de profissionais da UFRGS e do Comando Militar do Sul. Foto: Cristine Rochol/Prefeitura de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre ultrapassou, na manhã deste sábado (23), a marca de 18 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. Ao todo, a campanha de imunização que começou na noite da última segunda-feira já abrange um público de 18.545 pacientes – número que representa 18% do total previsto para a Capital na Fase 1 do Plano Nacional de Imunização.

O número de doses aplicadas por dia, que vinha em trajetória crescente, diminuiu na sexta-feira: 5.486 pessoas receberam a vacina, enquanto 6.779 haviam sido atendidas no dia anterior. No momento, a mobilização tem como principal foco os mais de 16 mil idosos e pessoas com deficiência institucionalizados. Quase metade desse público já recebeu a primeira dose da CoronaVac.

Os trabalhos continuam no final de semana, com foco específico no atendimento às instituições. Neste sábado, por exemplo, 32 voluntários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão atuar até as 17h para acelerar o processo de vacinação, com ajuda de oficiais do Comando Militar do Sul e profissionais vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pelo menos 60 asilos devem ser percorridos até o final da tarde.

No domingo, a vacinação será realizada em idosos acamados acima de 75 anos em suas residências. O cronograma foi elaborado com base nos pedidos registrados a partir do canal de atendimento Fala Porto Alegre, no número 156, que centraliza os chamados dos familiares que possuem parentes nestas condições. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, também é possível realizar o agendamento pela Internet.

Profissionais da saúde e indígenas

A vacinação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 também acontece de forma acelerada. 10.711 pessoas deste grupo receberam a primeira dose do imunizante até o momento. Ou seja: 12,99% da população alvo, que ultrapassa a casa dos 82 mil.

Entretanto, a população indígena e quilombola, que também está na lista de prioridades, ainda aguarda o início dos atendimentos. Como o Ministério da Saúde retirou o grupo étnico da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização, as autoridades da Capital ainda não deram início à distribuição das doses para os 2.158 pacientes previstos, inicialmente.

Carla Ribeiro, de 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro, foi a única indígena vacinada até o momento em Porto Alegre. A expectativa é de que as comunidades recebam a visita dos agentes de saúde na próxima semana, após a autorização caciques para a circulação das equipes nas reservas.