Navio encalhado em Porto Alegre deve ser removido ainda neste sábado

Segundo a Superintendência do Porto do Rio Grande, problema decorreu de manobra de ultrapassagem

Foto: Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler/Divulgação

O navio mercante Arietta, que encalhou no Guaíba, em Porto Alegre, nessa sexta-feira, deve ser removido pela Marinha do Brasil na tarde deste sábado. O trabalho, realizado em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que constatou que não há problemas estruturais na embarcação.

Segundo a Superintendência do Porto de Rio Grande, que atende à ocorrência, o encalhe decorreu de uma manobra de ultrapassagem mal sucedida. Isso porque o condutor do navio, que transporta cerca de 10,3 mil toneladas de fertilizantes, ficou preso após abrir caminho para a passagem de dois outros barcos, saindo do canal onde é feita a navegação. A expectativa é de que o problema seja resolvido até as 15h.

De acordo com a Capitania Fluvial de Porto Alegre, “um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido”. Assim que as investigações forem concluídas, o relatório vai ser encaminhado ao Tribunal Marítimo para que sejam cumpridas as formalidades previstas em lei.