Para conter o avanço do coronavírus, a prefeitura municipal de Santiago, na região Central do Rio Grande do Sul, proibiu o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas da cidade. A medida, publicada em decreto, passa a valer a partir desta sexta-feira.
Além disso, o documento prevê, entre outras regras, a proibição de aglomerações e a limitação do funcionamento de bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas e similares até a meia-noite.
Mesmo com o decreto, a pedido do Ministério Público (MP), a Prefeitura de Santiago vai mobilizar uma operação junto com a Brigada Militar, a Defesa Civil, o Conselho Tutelar e os setores de fiscalização da Secretaria da Fazenda e de Saúde, neste final de semana, para verificar e coibir aglomerações de pessoas.
Conforme o último boletim epidemiológico, o município já registrou um total de 2.129 casos de coronavírus, além de 28 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia. Atualmente, há 118 casos ativos, 104 pessoas em isolamento social e 14 na rede hospitalar.