Anvisa aprova pedido de uso de 4,8 milhões de doses da CoronaVac

Pedido se estende a 46 milhões de doses já acordadas com o ministério, sendo que 6 milhões já foram fornecidas pelo Butantan

Foto: Isaac Fontana/Frame Photo /Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira, o novo pedido de uso emergencial feito pelo Instituto Butantan de 4,8 milhões de doses da CoronaVac, dose contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac a ser produzida no país pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

O segundo pedido trata do envase, pelo próprio Butantan, da vacina em frasco-ampola multidose. Ou seja, as duas principais diferenças envolvem o local de envase da vacina e o tipo de embalagem utilizada.

A solicitação também se estende aos 46 milhões de doses já acordados com o Ministério da Saúde, sem necessidade de nova solicitação. Seis milhões de doses já foram fornecidos pelo Butantan para o início do plano nacional de vacinação, realizado na segunda-feira.

Após a gerência técnica da Anvisa recomendar a liberação do uso emergencial dessas doses, a relatora Meiruze Freitas, primeira diretora a votar, se manifestou a favor da aprovação. Em seguida, os diretores Romison Rodrigues Mota e Alex Campos seguiram o voto de Mariuze, formando a maioria simples necessária para a liberação.