Sebastião Melo recebe diretoria da Trensurb para discutir o futuro do transporte na cidade

Encontro abriu diálogo entre as equipes técnicas das duas esferas para avaliar projetos conjuntos após mudança na Prefeitura

Foto: Mateus Raugust / PMPA

Na manhã desta quarta-feira(20) aconteceu no Paço Municipal, em Porto Alegre, a reunião entre o prefeito da cidade, o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, e diretores da empresa. Na pauta do encontro estavam as melhorias e projetos da empresa para o transporte da cidade e região metropolitana demonstrando assim uma união de esforços para qualificar a infraestrutura e espaços públicos em Porto Alegre.

O encontro abriu diálogo entre as equipes técnicas das duas esferas para avaliar projetos conjuntos após a mudança na Prefeitura Municipal. Melo reafirmou o compromisso da administração com a retomada do desenvolvimento econômico e social e a disposição de atuar em conjunto para construir soluções. “Vamos trabalhar muito para mudar o aspecto da cidade, a infraestrutura e os serviços. E a revitalização de espaços públicos, especialmente no Centro, é prioridade”, reafirmou o prefeito, que delegou ao secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a liderança do processo.

Em 2020, a Trensurb transportou 24.386.843 usuários, o que equivale a uma média de 2.032.236 passageiros mensais. A linha metrô-aeroporto do aeromóvel, operada pela Trensurb, levou 245.990 passageiros aos seus destinos. A média de passageiros por dia útil foi de 1.780 usuários, considerando apenas o período em que a linha funcionou. Em decorrência da pandemia, a operação do aeromóvel esteve suspensa entre os dias 14 de março e 11 de outubro e desde do dia 12 de outubro, ocorre em horário reduzido.

Assim como aconteceu com diversos operadores de transporte, a pandemia impactou de maneira significativa na demanda da Trensurb. Houve uma queda de 49,25% no número de passageiros transportados em 2020 em relação a 2019. Em determinado momento, o número de passageiros chegou a cair mais de 80%. Em 26 de março do ano passado, por exemplo, a Trensurb registrou 27.489 embarques. A receita tarifária obtida (R$ 93,2 milhões) foi 47,43% menor que a projetada (R$ 177,3 milhões).

Mesmo assim, a empresa seguiu prestando o serviço essencial de transporte à população do eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, buscando contribuir na retomada da atividade econômica e mantendo rígido controle de gastos, reduzindo despesas não ligadas diretamente à operação do serviço e ao combate à Covid-19.