
Grande parte dos municípios da Região Metropolitana e do Vale do Sinos deram início ao processo de imunização contra a Covid-19 na tarde desta terça-feira. Os atos simbólicos ocorreram a partir das 16h.
Na maioria das cidades foram vacinados idosos residentes de instituições de longa permanência e profissionais da saúde que atuam na linha de frente em combate a pandemia.
Primeiros vacinados
Canoas
O ato simbólico foi realizado no Paço Municipal. Na ocasião, dois canoenses que pertencem aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunização foram os primeiros vacinados: uma técnica de enfermagem da linha de frente da Covid-19 e um idoso residente em instituição de longa permanência.
Esteio
A primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Vanessa Camargo, que atua na linha de frente no Hospital São Camilo. Já a segunda, foi a auxiliar de limpeza Elisabeth Machado, que trabalha na sanitização da casa de saúde. Enquanto que a primeira idosa a ser vacinada no município foi Eva Otília, que comemora 100 anos de idade, hoje. Ela é moradora do Lar de Idosos Betel. Ao todo, a cidade irá receber 649 doses.
Cachoeirinha
A primeira pessoa a receber a dose foi a técnica de enfermagem, Jaqueline Silva Rodrigues, de 39 anos, que atua no Hospital de Campanha desde o início da pandemia. O município informou que ainda não tinha confirmação sobre o número de doses que a cidade recebeu.
Gravataí
O ato simbólico ocorreu na prefeitura da cidade. Quatro profissionais de saúde foram escolhidos para receber as primeiras doses: Eliane Dornelles Gomes, enfermeira do Pronto Atendimento 24 horas que atua na ala Covid e representa a Rede de Urgência e Emergência; Mariana Santiago Siqueira, enfermeira coordenadora da Unidade de Saúde Familiar (USF) Parque dos Anjos, que faz o acolhimento e triagem dos pacientes com suspeita de Covid, da Atenção Básica; André Schnomberge, que é auxiliar de laboratório do Serviço de Assistência Especializado (SAE) e trabalha nas coletas dos testes, representando os Centros Especializados; e Viriato Corrêa, enfermeiro do Hospital de Campanha desde o início de funcionamento da estrutura, representando o Hospital Dom João Becker.
Nesta etapa, o município estima que deverão ser vacinadas em torno de 2,5 mil pessoas, entre trabalhadores da saúde e população prioritária.
São Leopoldo
No município do Vale do Sinos, a vacinação ocorreu por volta das 16h30, no saguão da Área Covid do Hospital Centenário. As doses foram aplicadas em cinco profissionais de diferentes áreas que atuam na linha de frente de enfrentamento à doença. Ao todo, o município recebeu 1.422 doses nesta primeira etapa de imunização.
Novo Hamburgo
O ato simbólico para marcar a primeira pessoa vacinada estava programado para ocorrer em frente à Vigilância em Saúde, em horário a ser definido. Conforme a prefeitura de Novo Hamburgo, nesta primeira fase, serão imunizados os profissionais que atuam nos centros de atendimento específicos contra o coronavírus como o Centro Covid do Hospital Municipal, e ainda dos hospitais Regina e Unimed.
O município já havia definido a médica Bárbara Fior, de 31 anos, seria a primeira a receber o imunizante. Bárbara é intensivista e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), além de trabalhar em UTIs privadas do Município. Neste primeiro lote, Novo Hamburgo irá receber 1.482 doses.
Alvorada
Já a imunização em Alvorada, na Região Metropolitana, será amanhã, às 8h30, no centro de saúde da cidade, que fica na parada 51. Conforme o município, ainda não há informações sobre a pessoa que irá receber a primeira dose da vacina nem sobre a quantidade de doses que a cidade receberá.
A reportagem da Rádio Guaíba também entrou em contato com as assessorias das prefeituras de Viamão e Guaíba, mas não obteve retorno.