O Governo do Rio Grande do Sul colocou a rede de saúde pública à disposição para receber pacientes de Manaus, no Amazonas. A medida foi confirmada nesta quinta-feira, por conta do esgotamento da rede hospitalar do município, que registrou aumento no número de casos de Covid-19. Até o momento, o governo estadual foi sondado, mas ainda não recebeu nenhum pedido oficial do Ministério da Saúde para a utilização de hospitais gaúchos para essa finalidade.
No final da tarde desta quinta-feira, o governador Eduardo Leite se manifestou através de uma rede social, reforçando a disponibilidade do Estado em receber pacientes de Manaus.
“Coloquei o RS à disposição para o que puder ser feito no sentido de ajudar os nossos irmãos do Amazonas. Estamos numa outra ponta do país, mas a solidariedade que o momento exige supera qualquer distância. Se for necessário, o RS está a postos”, afirma Leite.
Conforme o diretor de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, a estrutura hospitalar do Rio Grande do Sul tem condições de auxiliar neste momento de colapso da saúde no Amazonas.