A Prefeitura de Canoas já está trabalhando com estratégias para conter o avanço da pandemia na cidade. Entre as medidas que serão adotadas e foram divulgadas pelo prefeito Jairo Jorge durante reunião do Conselho de Enfrentamento à Pandemia realizada nesta quarta-feira, estão a elaboração de um plano municipal de imunização e a ampliação da testagem da população.
Em relação aos testes, a meta estabelecida pela atual gestão é realizar 55 mil até o mês de abril, com a aquisição imediata de 20 mil testes rápidos, 10 mil kits de coletas para RT-PCR e 2 mil testes de antígeno, com investimento de R$ 479 mil, além da ampliação dos locais de coleta.
Quanto ao plano municipal de imunização, conforme a prefeitura, já está em fase de elaboração. A previsão é que o município realize a compra imediata de 500 mil seringas e agulhas necessárias para vacinação.
Além disso, a prefeitura pretende lançar ações para conscientizar e auxiliar na divulgação das informações aos moradores, como: o Projeto Aglomera Não!, que contará com equipes volantes, medição de temperatura, testes e visitas aos estabelecimentos comerciais; a informatização do processo de levantamento dos dados epidemiológicos; a criação de plataforma para acesso de usuários aos resultados dos exames de Covid-19 e orientações, em parceria com o Canoastec; e a criação da Cartilha Covid-19, que será publicada no site e nas redes sociais da Prefeitura, informando, de forma didática, o avanço no tratamento e enfrentamento da pandemia, com atualizações semanais.
Outras medidas
Nos próximos dias, o município também irá informar um protocolo de funcionamento e de enfrentamento ao coronavírus a ser adotado por todas as unidades de saúde, além de implementar novas instalações da Central de Preparo e Armazenamento dos testes em local adequado no Hospital Municipal de Canoas (HU) e revisão do fluxo de trabalho.
A prefeitura também já iniciou a ampliação de 15 novos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais e manutenção dos já habilitados, totalizando 58 nos primeiros dias de gestão.
Novo Decreto
Para a próxima semana está previsto o anúncio de um novo decreto, onde a Prefeitura de Canoas pretende compilar as regulamentações em único documento e simplificar a linguagem para permitir uma melhor compreensão. Dos 50 decretos existentes hoje, 46 estão vigentes, segundo o procurador-geral do município. Para o prefeito Jairo Jorge a flexibilização deve ser segura, capaz de equilibrar economia e saúde.
“De acordo com os indicadores, o momento atual é grave, mas isso não nos abate e nem retira de nós a determinação de enfrentar e vencer essa pandemia. Isso só exige mais atenção e esforço por parte do poder público, e também da própria sociedade. Não temos os mesmos recursos financeiros dos países europeus. Temos dificuldades e o setor produtivo e os trabalhadores pagaram um preço muito alto até agora. Por isso, temos que manter os empregos, adotando um sistema menos rígido, mas compatível com a saúde e a segurança da população”, declarou o prefeito.