Jairo Jorge apresenta 55 ações para os 100 primeiros dias de governo em Canoas

Ações envolvem especialmente a questão do combate à pandemia da Covid-19

Foto: Ricardo Giusti/CP

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou, na noite dessa terça-feira, um conjunto de 55 ações para os primeiros 100 dias na administração municipal. Junto com o vice-prefeito Nedy Vargas e o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, Felipe Martini, expuseram as dificuldades relativas à saúde, especialmente na questão do combate à Pandemia da Covid-19, para as quais já apresentaram propostas e encaminhamentos. Ao final, apresentaram os números relativos à situação financeira do município.

Na área da saúde, algumas ações já estão em andamento como, por exemplo, a aquisição de 32 mil testes Covid. Haverá ainda o monitoramento epidemiológico da evolução da Covid-19, montagem da rede de rastreamento de contatos para acompanhamento dos pacientes e campanha de sensibilização e orientação da população. O executivo municipal também pretende fazer a ampliação dos leitos de UTI nos hospitais de cidade. A secretaria também organiza a compra de insumos, elaboração do plano de aplicação e início da vacinação para Covid-19 em Canoas. Haverá ainda a reabertura da UPA Mathias Velho, na Rua Caçapava, preparação do prédio para funcionamento da UPA Niterói, na Rua Primeiro de Maio, reabertura da UBS Pedro da Silveira e adequação do prédio para abertura da UPA do Idoso na Rio Branco.

Na educação, o prefeito prevê iniciar o ano letivo na rede municipal de ensino de forma híbrida, com aulas presenciais e remotas. Além de implantação de ações no transporte escolar, entrega de uniformes e preparação das escolas.

No transporte público de Canoas deverá ocorrer a implantação do Sistema de monitoramento em tempo real dos ônibus. A prefeitura pretende iniciar também a recuperação das faixas de segurança junto às escolas municipais e fazer reparos na iluminação pública com troca das lâmpadas queimadas.

A Segurança Pública também está entre as ações a serem desenvolvidas nesse início de governo. Jairo Jorge pretende apresentar o projeto de policiamento comunitário e recuperar câmeras de monitoramento que estão fora de funcionamento na cidade. O pacote de 55 ações contempla ainda desenvolvimento e projetos na área da Cultura, Meio Ambiente, Direito dos Animais, Desenvolvimento Econômico, Cidadania, Habitação e Obras.