O encontro entre os vereadores da bancada do PSOL e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, na tarde desta segunda-feira, teve a saúde pública como tema principal. Na reunião, que durou pouco mais de uma hora, os parlamentares cobraram da prefeitura um plano de imunização contra a Covid-19.
Conforme o vereador Matheus Gomes, foi colocado como prioridade o atendimento das pessoas idosas e dos trabalhadores da saúde, do transporte público e da educação. Além disso, através do seu mandato, o vereador entregou um documento para o prefeito onde apresentou um pedido de informações sobre o chamado Kit Covid, que contém os medicamentos ivermectina e hidroxicloroquina, e será entregue na rede municipal.
“Queremos saber qual o valor que está custando aos cofres públicos da cidade e o porque da distribuição neste momento, se não há comprovação cientifica para o procedimento”, destacou.
O PSOL deverá ingressar na Justiça contra a distribuição do Kit Covid pelo município. Além dos temas relacionados a saúde, os parlamentares também cobraram da prefeitura a marcação de um encontro entre o Executivo e os trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no estado do RS (Sindppd/RS), além de uma posição da prefeitura a respeito da situação dos servidores do Instituto Municipal da Estratégia da Saúde da Família (IMESF), com objetivo de buscar uma solução para manter esses profissionais e, por consequência, o atendimento de saúde da população em regiões periféricas da cidade.
Para o prefeito Sebastião Melo, a reunião teve como objetivo discutir temas pertinentes para a cidade.
“As demandas deles são legítimas. A eleição acabou, e agora precisamos tocar as pautas da cidade com todos os eleitos pelo povo”, destacou o prefeito.
Além do chefe do executivo da Capital, também participaram do encontro o secretário de Governança Comunitária e Coordenação Política, Cássio Trogildo, e o líder do governo na Câmara, Idenir Cecchim.
Melo se reúne com o parlamentares do PT nesta terça
Amanhã, o prefeito e o secretário se reunirão a partir das 17h com a bancada do Partido dos Trabalhadores. Entre os assuntos a serem tratados estão o plano de imunização da população com relação à Covid-19 e o projeto de renda básica municipal.