Por falta de material, Canoas suspende testagem da Covid-19 em seis unidades de saúde

Expectativa do executivo municipal é que os testes cheguem ainda nesta semana

Foto: Matheus Tomaz / Prefeitura de Canoas / Divulgação

A Prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, decidiu suspender a realização de testes de detecção da Covid-19 em seis unidades básicas de saúde. O motivo é que não existe material no estoque da Central de Abastecimento Farmacêutico da cidade. Durante a transição de governo, foi informado que a Prefeitura de Canoas receberia 15 mil testes rápidos adquiridos pelo município, o que não se concretizou. Também não foi comunicada a ausência de estoque no almoxarifado. Apenas as UPAs Rio Branco e Boqueirão realizam a testagem no momento.

Para resolver a situação, a Secretaria Municipal de Saúde está adquirindo mais de 30 mil testes junto ao Consórcio Público do Extremo Sul, o que permitirá também um valor mais acessível em relação ao que vinha sendo pago. Haverá a aquisição de 20 mil unidades de teste rápido IGG/IGM, 10 mil kits de coleta RT/PCR e dois mil testes rápidos de detecção de antígeno. O pedido de compra tem o custo de R$ 480 mil. A expectativa do executivo municipal é que os testes cheguem ainda nesta semana.

Com essa aquisição, Canoas passará a adotar os testes rápidos de antígenos, cujo tempo de resposta é de 15 minutos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos, esse tipo de teste, que possui alta taxa de confiabilidade, permitirá otimizar o gerenciamento dos leitos de hospitais e o atendimento dos casos graves que chegam às UPAs. “A intenção é repassar os testes rápidos a todas as unidades básicas de saúde do município para que elas tenham autonomia para aplicá-los, de acordo com os protocolos técnicos”.

A falta de estoque também atinge o swab, o cotonete usado pelos profissionais de saúde no teste RT-PCR. O insumo é fornecido pelo Estado, que está com dificuldade em atender a demanda no momento. Os pacientes internados nos hospitais seguem sendo testados nos locais.