A partida não foi das melhores tecnicamente. Mais importante que isso, no entanto, foi o resultado. Jogando na Arena na noite desta quarta-feira, o Grêmio venceu o Bahia pelo placar de 2 a 1 e agora dorme no G4 do Brasileirão, ampliando a série para 13 jogos sem derrota pela competição.
A equipe de Renato Portaluppi abriu o placar com o lateral direito Vanderson, que anotou pela primeira vez como profissional. O Bahia chegou ao empate com Anderson Martins, mas Diego Souza desequilibrou mais uma vez e definiu o placar.
Com o resultado, o Grêmio dorme no G4 da competição, na quarta colocação. Aguarda o jogo do Inter nesta quinta-feira para saber se permanece na posição ao fim da rodada. O Tricolor segue a maratona de jogos em janeiro pelo Brasileirão. No sábado, às 21h, enfrenta o Fortaleza. A partida, válida pela 29ª rodada, acontece na Arena Castelão.
Com a final da Copa do Brasil apenas em fevereiro, o técnico Renato Portaluppi mandou a campo o que tinha de melhor disponível para a primeira partida de 2021. As principais alterações ocorreram na defesa, por conta de lesão. Na lateral direita, o jovem Vanderson foi a campo, e na zaga Rodrigues começou mais uma vez no lugar de Geromel.
Desde o início, ficou claro que o caminho era pelo lado esquerdo. Jean Pyerre, por duas vezes, achou bons passes em profundidade pelo setor. Na terceira, a equipe não desperdiçou. Diogo Barbosa recebeu do meia e levantou com precisão no segundo pau. Vanderson, de cabeça, colocou no contrapé do goleiro Douglas, fazendo seu primeiro gol com a camisa do Grêmio e indo às lágrimas ao abrir o placar para o Tricolor.
Em desvantagem no placar, o Bahia precisou se atirar à frente. No entanto, esbarrou na sua falta de qualidade técnica. Além disso, passou a deixar espaços. O time visitante ocupou o campo do Grêmio e ofereceu os lados do campo para contra-ataques, explorados especialmente por Jean Pyerre e Pepê.
Diego Souza marca e define para o Grêmio
Mas logo na volta do intervalo, o Bahia chegou ao empate. No primeiro minuto, após cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área, pelo setor direito, para o zagueiro Anderson Martins. Ele limpou a marcação e bateu forte de canhota. Ele contou com desvio na cabeça de Rodrigues, e a bola morreu no ângulo do goleiro Vanderlei, fazendo 1 a 1 na Arena.
Renato Portaluppi foi forçado a mexer no setor defensivo. O autor do gol Vanderson sentiu dores e precisou deixar o campo para o lugar do coringa Thaciano, que mais uma vez fez a lateral direita. Também sacou Lucas Silva para a entrada de Darlan, e tirou de campo o apagado Jean Pyerre, que de lugar a Pinares, em uma tentativa de recuperar a criação no setor.
Nos minutos finais, o Bahia se lançou ao ataque. Mas, novamente, carecia de recursos humanos. As soluções saídas do banco foram Rossi e Zeca, ex-Inter, e o atacante Clayson. O trio foi insuficiente para igualar o marcador. Assim, o Grêmio venceu por 2 a 1 e ampliou para 13 jogos a série sem derrotas pela competição nacional.
Grêmio 2
Vanderlei; Vanderson, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Alisson e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi
Bahia 1
Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Anderson Martins e Matheus Bahia; Ronaldo, Daniel, Ramon, Índio Ramirez, Thiago e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti
Gols: Vanderson (10/1T); Anderson Martins (1/2T), e Diego Souza (9/2T)
Cartões amarelos: Matheus Henrique (Grêmio); Rossi (Bahia)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 06/01, às 19h15min