O presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora Isabela Fernandes Andrade como nova reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Isabela, de 36 anos, é arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A partir da próxima sexta-feira, ela irá substituir Pedro Hallal na reitoria da universidade do Sul do Estado. Isabela é professora da UFPel desde 2013 e, atualmente, exerce o cargo de diretora do Centro de Engenharias.
Assim como ocorreu na escolha do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bolsonaro não escolheu o primeiro colocado na lista tríplice formada pela instituição. Em outubro do ano passado, a Comunidade Acadêmica e o Conselho Universitário optou por formar a lista dos indicados com os membros da chapa UFPel Diversa, vencedora da eleição. Paulo Roberto Ferreira Júnior, que atuava no gabinete do atual reitor, encabeçava a lista. Isabela fazia parte da chapa juntamente com Eraldo Pinheiro.
O mandato é válido pelos próximos quatro anos. A posse da nova reitora deverá ocorrer nesta sexta-feira (8).