As detentas Suzane Von Richthofen, Elize Matsunaga e Anna Jatobá devem voltar ao presídio de Tremembé, em São Paulo, nesta terça-feira (5). Elas foram beneficiadas com a saída temporária da penitenciária pelo período de 15 dias. O retorno delas ao presídio deve ocorrer até às 17h.
As detentas deixaram Tremembé no dia 22 de dezembro e tem até 17h. Esta foi a a única saída de 2020. O direito chegou a ser questionado pelo Ministério Público, mas a Justiça entendeu que não seria um risco às presas, já que a penitenciária teria conseguido cumprir as medidas de isolamento em decorrência da pandemia de coronavírus.
Ao chegarem, elas terão de cumprir uma quarentena de 14 dias dentro da penitenciária, para que não haja a proliferação da Covid-19 caso estejam contaminadas. A penitenciária de Tremembé tem cerca de 400 mulheres que cumprem o regime fechado e o semi-aberto, que dá direito à saída temporária nesse período.
Visitas em presídios na pandemia
Após mais de sete meses de suspensão devido a pandemia do novo coronavírus, as visitas presenciais nos presídios de São Paulo devem voltar gradualmente a partir do próximo sábado (7) e domingo (8), conforme informa a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP).
Segundo a pasta, a retomada não acontece em todos presídios paulistas porque ainda existem ações judiciais que impede a volta em alguns municípios. As unidades prisionais que não retomarem a visita nesta semana, devem continuar com as visitas virtuais.
Para voltar com as visitas, a SAP-SP afirma que os familiares devem seguir uma série de medidas para evitar aglomeração e conter a disseminação do coronavírus entre a população carcerária, funcionários e os próprios visitantes.