Banrisul devolve valores descontados irregularmente em transações PIX até o fim desta terça

Falha atingiu sistema do banco nos três primeiros dias do ano, causando descontos duplicados a cada utilização do recurso

Resultados do primeiro trimestre do Banrisul foram apresentados pelo Governo do Estado | Foto: Guilherme Testa/CP Memória
Foto: Guilherme Testa/CP Memória

Uma falha no sistema do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), registrada nos três primeiros dias do ano, causou transtorno para os usuários do Pix. Dezenas de relatos nas redes sociais alertavam para o fato de que a instituição estava descontando múltiplas vezes os valores transferidos a partir do sistema – falha que acabou sendo admitida nesta terça-feira (5).


Em nota, o Banrisul garante que o sistema de pagamentos instantâneos não foi afetado. Ou seja: as remessas não foram enviadas ao dobro. A falha permaneceu localizada no extrato dos clientes, e será resolvida até o fim do dia. Os valores excedentes, cobrados no período, serão devolvidos.

Confira a íntegra da nota do Banrisul

“O Banrisul informa que, em virtude de falha sistêmica, os movimentos de Pix efetuados no final de semana (dias 01.01, 02.01 e 03.01) foram duplicados nos extratos dos dias 04.01 e 05.01. O processamento dos Pix no sistema de Pagamentos Instantâneos não foi afetado, o que significa que não houve duplicidade nas remessas interbancárias, apenas nos extratos dos clientes. Dessa forma, durante o dia 05.01 os valores serão restituídos às contas dos clientes e os extratos serão normalizados.”