A Polícia Civil prendeu na madrugada desta segunda-feira, 4, mais um envolvido no assassinato da jovem Paula Chaiane Perin Porte, de 18 anos, que foi encontrada morta em um matagal no interior de Soledade, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Mikael Willian Rossi Ortiz, mais conhecido como Mika, de 22 anos, foi capturado pelos policiais dentro de uma boate no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Mika era considerado o foragido número um da Delegacia Regional de Soledade desde quando teve a sua prisão decretada, no ano passado. Segundo as investigações, a participação dele no crime foi determinante, já que ele serviu como isca para atrair Paula.
O inquérito, com cerca de 800 páginas, foi enviado à Justiça em setembro do ano passado. Além de Mika, outros quatro homens foram indiciados, sendo que três deles atuaram diretamente no homicídio qualificado. Já o quinto envolvido não teve a prisão decretada pela Justiça e vai responder em liberdade somente por ocultação de cadáver e organização criminosa. Todos eles são ligados a uma facção que atua no tráfico de drogas e roubo de cigarros. Segundo a delegada Fabiane Bittencourt, a execução de Paula teria ocorrido devido ao fato dela ter descoberto “algo grave sobre a vida criminosa dos envolvidos”.
A ação que levou Mika para a prisão foi realizada após um trabalho conjunto da inteligência da Polícia Civil de Soledade e da inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina. Após ser preso, ele foi encaminhado ao Presídio de Itajaí-SC.
Relembre o caso
Na noite de 10 de junho deste ano, Paula Chaiane Perin Portes estava em um apartamento com amigas e recebeu uma mensagem pelo WhatsApp para se encontrar com o principal suspeito agora foragido. Nas investigações, os policiais civis obtiveram imagens de câmeras de monitoramento que mostram a jovem chegando no local do encontro, no bairro Fontes, e sendo carregada inconsciente para dentro de um outro veículo, não identificado, já no início da madrugada do dia 11.
O corpo da jovem foi localizado enterrado em uma cova no dia 16 de agosto em uma área de mata fechada, de difícil acesso, na localidade do Rincão do Bugre, na zona rural do município. Dias antes, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar realizaram duas buscas, com cão farejador, em um açude na comunidade da Margem São Bento, na zona rural do município. Houve o recolhimento na ocasião da bolsa da jovem, contendo a carteira de identidade da vítima, um cartão bancário em nome da mãe dela e um carregador de celular, entre outros itens.