Novo secretário da Cultura fala que “Porto Alegre vive oportunidade histórica”

Gunter Axt prometeu gestão humanista, com ênfase na descentralização

Foto: Reprodução / Facebook

Em uma live com o prefeito Sebastião Melo, nesta sexta-feira, o novo secretário da Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, se disse honrado com o convite e salientou ter pela frente desafios estruturais no setor – o primeiro a fechar espaços devido à necessidade de distanciamento, imposta pela pandemia, e que tende a ser o último a voltar. Axt defendeu a necessidade de diálogo e declarou que “Porto Alegre vive uma oportunidade histórica”, sobre assumir uma gestão com compromisso humanista.

“A descentralização da cultura geográfica nos bairros é fundamental e a temática também”, indicou. Ele antecipou, ainda, que vai buscar compor um conselho na secretaria, com nomes experientes para ajudar e fiscalizar ações da Pasta, como Antônio Hohlfeldt, Sergius Gonzaga, José Fogaça e Paulo Amaral, por exemplo.

Como secretário-adjunto de Cultura, assume Clóvis André Silva da Silva, que acumula extenso trabalho em gestão cultural. Apresentado pelo prefeito na live como um “militante da cultura popular”, Silva também se manifestou dizendo que a dupla vai procurar uma gestão com transversalidade entre secretarias e grupos. “Vamos fazer uma boa dobradinha”, disse.

“Para nós, a cultura é a alma da cidade”, afirmou Sebastião Melo. “A cultura é economia criativa, é inclusão social e cultural e precisa de muitas parcerias”, destacou.