O prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge, e o vice-prefeito, Dr. Nedy Vargas, foram empossados na manhã desta sexta-feira em solenidade especial realizada na Câmara de Vereadores. No mesmo ato, foram empossados os 21 parlamentares que farão a gestão da casa legislativa nos próximos quatro anos e eleita a mesa diretora, cuja presidência ficou com o vereador Márcio Cristiano Prado de Freitas (PDT), o mais votado em novembro.
Ao discursar, Jairo Jorge, lembrou da árdua campanha eleitoral, intensa e agressiva, mas agradeceu com euforia especialmente aos 82.137 votos que o elegeram prefeito pela terceira vez da cidade em que nasceu.
Jairo Jorge falou dos desafios impostos pela pandemia, mas garantiu que vai trabalhar de forma eficiente e célere para superar a crise causada pela Covid-19. “Precisamos unir forças, energias e talentos para vencer a maior crise que nossa geração já vivenciou. Queremos juntos superar a pandemia e juntos vamos vencer os desafios da saúde, da economia educação. Estou fazendo aqui um chamamento à unidade, pois apesar de sermos de partidos diferentes e termos ideias diferentes, temos algo em comum que é o amor pela cidade de Canoas.”
Após a solenidade na Câmara, ocorreu o ato administrativo na Prefeitura de Canoas, momento em que efetivamente o prefeito Jairo Jorge tomou posse do gabinete da Prefeitura.
Ainda nesta sexta, o prefeito percorre hospitais do município, no período da tarde. No sábado pela manhã ocorre a primeira reunião oficial de secretariado, momento em que a equipe define o Plano de Metas para os primeiros 100 dias de governo.
Busato entrega Prefeitura sem déficit e com mais de R$ 75 milhões em caixa
O agora ex-prefeito Luiz Carlos Busato encerrou a gestão à frente da Prefeitura de Canoas em 2020 com as dívidas de curto prazo pagas, vencimentos de dezembro antecipados, o 13º salário de servidores quitado de forma integral – sem a necessidade de empréstimos – e um saldo superior a R$ 75 milhões em caixa.
“Esse balanço demonstra que durante toda a nossa gestão tratamos com respeito o dinheiro público. Nos últimos anos, optamos por um orçamento realista, que nos mostrava previsões deficitárias, mas elas foram revertidas a partir de um trabalho rigoroso de gestão”, explica.
Débitos antigos também foram quitados, como as licenças-prêmio de servidores referentes ao período de 2013 a 2016.