Enfermeira da UPA Moacyr Scliar morre vítima de Covid em Porto Alegre

Eva Julia Vieria Oliveira tinha 49 anos de idade era funcionária do local desde a inauguração

Eva Julia Oliveira trabalhava há 8 anos na UPA Moacir Scliar, em Porto Alegre | Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

A enfermeira Eva Julia Vieira Oliveira, de 49 anos, é mais uma vítima entre os profissionais da saúde que perderam a vida em decorrência de complicações relacionadas ao coronavírus no Rio Grande do Sul. Ela estava internada no Hospital de Clínicas. Com o agravamento do quadro, Eva não resistiu.

Funcionária da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na zona Norte de Porto Alegre, desde a inauguração, em 2012, a enfermeira era conhecida pelos colegas como Evinha. Em nota, a Associação dos Funcionários do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc) lamentou o óbito e prestou “solidariedade aos familiares e colegas, em especial aos colegas da UPA, que batalhavam junto com ela no atendimento à população”.

Conforme a associação, a morte de Eva é a quinta confirmada entre os profissionais da saúde do Grupo Hospitalar Conceição  que estão na ativa por conta de complicações causadas pela Covid-19. No entanto, o GHC contabiliza a morte de quatro profissionais durante a pandemia, contando o último caso.

A reportagem entrou em contato com o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs) para confirmar o número de casos e mortes entre os profissionais da categoria, neste ano, em função da pandemia. Contudo, o sindicato informou que o único levantamento da categoria é realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, através do Observatório de Enfermagem. Na última atualização, realizada no início da tarde desta quinta-feira, o levantamento referente ao Rio Grande do Sul mostra 4.588 casos confirmados e 15 óbitos entre os profissionais da categoria que se contaminaram. O levantamento do Cofen se baseia em notificações feitas pelos próprios profissionais da área quando contraem a doença.