Comerciantes do Mercado Público dizem que vendas caíram até 40% no Ano Novo

Mesmo com grande procura na véspera da virada do ano, movimento fixou abaixo do de 2019

Foto: Guilherme Testa / CP

Comerciantes do Mercado Público de Porto Alegre, localizado no Centro de Porto Alegre, relataram que bebidas, carnes, fiambres e frutas foram os itens mais procurados na véspera de Ano Novo. Mesmo com a tradicional “corrida” causada por aqueles que deixaram para comprar na última hora os ingredientes da ceia, o movimento ficou abaixo do de 2019.

“A procura caiu em torno de 30% a 40% em relação ao período anterior”, comparou o gerente da banca 38, Robson Franzen. Essa é a mesma impressão do balconista Édipo Rocha Leindenz, que trabalha em uma banca que comercializa frutas. “A procura está mais devagar”, percebeu e salientou que uva, romã, pêssego, ameixa e abacaxi tiveram mais saída. O açougueiro da banca 89, Casa de Carnes Santo Ângelo, Raul Medeiros, disse que costela e vazio bovinos, lombo e pernil foram os cortes que se destacaram na preferência dos consumidores, mas em volume insuficiente para manter ou superar o faturamento obtido na virada de 2019 para 2020. “A demanda diminuiu de 30% a 40%”, calcula.

O Mercado Público funcionou na véspera de Ano Novo, 31, das 7h30min às 17h. O local fecha nesta sexta, dia 1º, e reabre no sábado, das 7h30min às 18h30min.