A pedidos de veranistas e moradores, a Prefeitura de Tramandaí anunciou hoje o cancelamento de um trio elétrico programado para circular pelas ruas da cidade na virada de ano. A Secretaria de Turismo havia planejado a alternativa em substituição à festa de réveillon, que deixa de ocorrer em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Visando respeitar o distanciamento social, o caminhão com a banda previa seguir um roteiro pré-determinado, mas o secretário municipal de Turismo, Rojoel Amaral, explicou que a ideia gerou muita discussão. “Decidimos cancelar, mas faremos esse evento em outra oportunidade com certeza, depois da pandemia”, afirmou.
Em Imbé, atividades de réveillon, tradicionalmente realizadas no Centro e na zona Norte, também não acontecerão. A decisão de não promover eventos públicos que possam gerar aglomeração é confirmada pelo prefeito Pierre Emerim. A queima de fogos de artifício, pelo quinto ano consecutivo, também não vai ter financiada pelo poder público. “É um espetáculo lindo, admitimos isso, mas é inviável investir um recurso considerável num show pirotécnico silencioso. Tivemos e seguiremos tendo outras prioridades”, explica.
Em Capão da Canoas, a mesma situação. O município informou que vai aumentar a fiscalização do cumprimento dos decretos municipais em espaços privados e o governo do Estado já proibiu a realização de qualquer tipo de festa.