A vice-presidente-eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, se vacinou contra a Covid-19 nesta terça-feira, em agenda exibida ao vivo no país, na tentativa de aumentar a confiança da população no imunizante. A vice-presidente recebeu a primeira dose da vacina da Moderna. O presidente-eleito, Joe Biden, já havia se vacinado. O atual vice-presidente dos EUA, Mike Pence, também exibiu a vacinação na televisão. Os dois receberam as doses da Pfizer. O presidente Donald Trump ainda não se vacinou e nem disse se pretende.
Today I got the COVID-19 vaccine. I am incredibly grateful to our frontline health care workers, scientists, and researchers who made this moment possible.
When you’re able to take the vaccine, get it. This is about saving lives. pic.twitter.com/T5G14LtFJs
— Kamala Harris (@KamalaHarris) December 29, 2020
“Eu não senti nada”, disse a vice-presidente depois da vacina. “Eu quero encorajar todo mundo a se vacinar, é relativamente indolor… e é seguro… Eu confio nos cientistas”, completou. O combate à doença e a distribuição das vacinas é uma das prioridades do governo Biden, que vai herdar os desafios logísticos e a desconfiança sobre a eficácia do imunizante do governo Trump. Biden já disse que pretende que a vacina seja fornecida de forma gratuita.
Apesar de ainda não ter se vacinado e ter minimizado a pandemia, Trump afirmou que todos os americanos serão vacinados em 2021. Com isso, a equipe de Biden vai ter de organizar um plano de vacinação que seja sustentável e garanta a vacinação da maioria da população no decorrer do ano. A equipe de Biden também destacou a importância de vacinar grupos não-brancos, que foram os mais afetados pela pandemia no país.