Kamala Harris recebe 1ª dose da vacina da Moderna contra Covid-19

Presidente-eleito Joe Biden e vice-presidente dos EUA, Mike Pence, já se vacinaram; Trump não disse se vai receber imunizante

Foto: Divulgação / Twitter oficial de Kamala Harris

A vice-presidente-eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, se vacinou contra a Covid-19 nesta terça-feira, em agenda exibida ao vivo no país, na tentativa de aumentar a confiança da população no imunizante. A vice-presidente recebeu a primeira dose da vacina da Moderna. O presidente-eleito, Joe Biden, já havia se vacinado. O atual vice-presidente dos EUA, Mike Pence, também exibiu a vacinação na televisão. Os dois receberam as doses da Pfizer. O presidente Donald Trump ainda não se vacinou e nem disse se pretende.

“Eu não senti nada”, disse a vice-presidente depois da vacina. “Eu quero encorajar todo mundo a se vacinar, é relativamente indolor… e é seguro… Eu confio nos cientistas”, completou. O combate à doença e a distribuição das vacinas é uma das prioridades do governo Biden, que vai herdar os desafios logísticos e a desconfiança sobre a eficácia do imunizante do governo Trump. Biden já disse que pretende que a vacina seja fornecida de forma gratuita.

Apesar de ainda não ter se vacinado e ter minimizado a pandemia, Trump afirmou que todos os americanos serão vacinados em 2021. Com isso, a equipe de Biden vai ter de organizar um plano de vacinação que seja sustentável e garanta a vacinação da maioria da população no decorrer do ano. A equipe de Biden também destacou a importância de vacinar grupos não-brancos, que foram os mais afetados pela pandemia no país.