Hospitais de Porto Alegre registram queda de até 45% nas doações de sangue

Situação ocorre, principalmente em função da pandemia; Hospital de Clínicas chega a ter cinco tipos de sangue me nível crítico

Os hospitais de Porto Alegre necessitam com urgência de doações de sangue. Em função da pandemia, as casas de saúde chegam a registrar uma perda de até 50% no número de doadores.

O Hospital de Clínicas registrou diminuição de 30% na procura de doações. No banco de sangue do hospital são, atualmente, cinco tipos que necessitam de doações com urgência: O negativo, A negativo, B negativo, AB negativo e O positivo. Já o complexo hospitalar Santa Casa teve queda de 15% no número de doadores. Os tipos sanguíneos O positivo e O negativo são os mais necessitados pela casa de saúde.

Outro local em que as doações registraram queda significativa foi no Grupo Hospitalar Conceição. Conforme a assessoria de imprensa, para manter os estoques de sangue em bons níveis é necessário que até 80 pessoas por dia compareçam ao local. No entanto, o hospital têm contabilizado uma redução de até 60 pessoas diariamente. Com a baixa procura, a casa de saúde têm os tipos O positivo e AB positivo com situação crítica.

O Hospital Divina Providência, na zona Sul da Capital, também necessita com urgência de doações. De acordo com assessoria da casa de saúde, todos os tipos sanguíneos estão em falta. As doações diminuíram 45% no decorrer da pandemia. E o número de transfusões aumentou em torno de 50%, devido à gravidade dos pacientes internados.

Condições para doar

– ter acima de 50 kg;
– ter ingerido alimentação leve, sem gordura;
– ter entre 16 e 69 anos. Para menores de 18 anos faz-se necessário o consentimento formal do responsável legal que deverá vir acompanhada de documento original ou cópia do documento do responsável pelo doador e documento original do doador. A cada doação será necessária uma nova autorização. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar gripado nem ter tido gripe nos últimos 7 dias;
– Nunca ter contraído hepatite, malária ou doença de Chagas;
– Não estar grávida nem ter tido aborto nos últimos 3 meses;
– Não estar amamentando;
– Respeitar a frequência máxima de doações: 4 doações anuais para homens e 3 doações anuais para mulheres. Assim como o intervalo mínimo entre as doações: 2 meses para homens e 3 meses para mulheres;
– Não ter realizado tratamento dentário nos últimos 7 dias;
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
– Não ser portador do vírus da Aids e do HTLV;
– Não ter tido doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses;
– Não ter tido contato sexual nos últimos 12 meses com pessoas que apresentam comportamento de risco;
– Não ter sido detido em instituição carcerária ou policial nos últimos 12 meses;
– Não ter recebido sangue nem ter feito hemodiálise nos últimos 12 meses.

Endereço e contato dos hospitais

Divina Providência – Rua da Gruta, 145. É necessário fazer o agendamento pelo telefone (51) 3320.6012. Os horário de atendimento são: de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Hospital Conceição – É necessário fazer o agendamento pelo telefone (51) 3357.2072. O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) está localizado no segundo andar do Hospital Conceição, na Av. Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor, Porto Alegre. O local está aberto para doações de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30min às 12h.

Santa Casa – O Banco de Sangue da Santa Casa está localizado na Av. Independência, 75, no Centro Histórico de Porto Alegre, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para evitar a aglomeração de pessoas, os interessados em efetuar a doação devem realizar agendamento prévio pelo telefone 51 3214-8025 ou mandar um WhatsApp para 98040-7248.

Hospital de Clínicas – É necessário fazer o agendamento online através do link: http://bit.ly/sangueonline. O Banco de Sangue do hospital fica na Rua São Manoel, 543 – 2º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h.