O mapa preliminar da 34ª rodada do Distanciamento Controlado indica uma melhora no cenário da pandemia com relação à última semana. O cenário para a próxima semana colocou seis regiões em bandeira laranja (risco médio para o coronavírus) e 15 em bandeira vermelha (risco alto) – na rodada passada eram 20 em vermelha e uma em laranja.
Nesta rodada, Taquara, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Pelotas, Bagé e Guaíba ficaram na bandeira laranja, com risco epidemiológico médio para Covid-19. Já Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana foram colocadas sob bandeira vermelha, que representa risco epidemiológico alto.
O Piratini recebe recursos até a manhã deste domingo (27) e divulga o mapa final da 34ª rodada na segunda-feira, com as normas passando a valer na terça. A vigência desta rodada ocorre até 4 de janeiro.
Conforme o Governo do Estado, houve redução no registro de novas hospitalizações confirmadas com Covid-19 (-14%) e no número de internados em leitos clínicos Covid (-6%). No entanto, as UTIs apresentaram aumento no número de internados com coronavírus (+5%).