A utilização do meia Thaciano desde o início do jogo válido pela semifinal da Copa do Brasil e que terminou com a vitória do Grêmio sobre o São Paulo, por 1 a 0, na quarta-feira, na Arena, foi uma estratégia para reforçar o meio de campo para tentar “não ser atropelado”. E a estratégia deu certo. Após o jogo, o técnico Renato Portaluppi revelou que um dos motivos de usar Thaciano foi pensado também para dar mais liberdade para o meia Jean Pierre, principal armador da equipe.
“Uma das coisas que eu e o grupo cobramos bastante do Jean é que ele seja mais ativo. Eu como treinador faço essa cobrança, pois assim sobrecarrega os companheiros. É um jogador importante. Os atletas diferenciados dificilmente gostam de marcar, mas preferem trabalhar com a bola nos pés. Isso pode fazer a diferença para o lado bom e também para o lado negativo. Em um jogo como esse, todos precisam ajudar e dar a sua parcela, independente, de ser de marcação ou não. Ele fez isso no segundo tempo, mas precisamos de mais participação do Jean”, revelou Renato Portaluppi.
Este também foi um dos motivos de optar por Thaciano e deixar o atacante Ferreira no banco. Ferreira entrou aos 16 minutos e na primeira jogada foi à linha de fundo e cruzou, a bola desviou na defesa e sobrou para Diego Souza marcar o gol.
“O Ferreirinha atrasou um pouquinho em termos de eu lapidá-lo, mas sempre que entra, entra bem, constrói com gás e com perna. Fez uma bela jogada e nos ajudou a fazer o gol”, disse. “Hoje não podíamos perder o meio de campo, pois o meio de campo é muito importante. O Thaciano foi muito bem, mas sabíamos que ele tinha que sair. Conversei com o Ferrerinha e pedi para ele fazer a jogada individual, pois o lateral estava com dois amarelos e tínhamos que forçá-lo para receber o terceiro”, destacou Renato.
A quinta e sexta-feira serão de folga geral para os profissionais do departamento de futebol do Grêmio. No sábado, às 15h30min, o Tricolor realiza o último treino antes de enfrentar o Atlético-GO. Na oportunidade, o elenco passará por reavaliação e o técnico definirá os 11 que iniciarão contra os goianos, no domingo, às 20h30min, na Arena.
O jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil contra o São Paulo está marcado para quarta-feira, às 21h30min, no Morumbi. Porém, o foco é no Atlético-GO, até a segunda-feira.