A vacinação contra covid-19 no México começou na manhã desta quinta-feira (24), tornando o país o primeiro da América Latina a iniciar a campanha de imunização. A primeira pessoa vacinada foi uma enfermeira de 59 anos, que chefia a unidade de terapia intensiva de um hospital na Cidade do México.
“Estou um pouco nervosa, mas muito feliz. A verdade é que é o melhor presente que pude receber em 2020. Me dá segurança para continuar liderando esta guerra contra um inimigo invisível”, disse María Irene Ramírez antes de ser vacinada.
As primeiras inoculações estão sendo feitas com 3.000 doses compradas da Pfizer/BioNTech. Outras 50 mil devem chegar em breve ao país, em um total de 1,4 milhão previsto até 31 de janeiro.
O México tem um contrato com a Pfizer que prevê a entrega de mais de 34 milhões de doses de vacinas.
No continente americano, Estados Unidos e Canadá já começaram a vacinar nos últimos dias. O Chile recebeu as primeiras doses do imunizante da Pfizer e deve começar a aplicá-las ainda hoje. Além disso, a Argentina também prevê iniciar a vacinação neste ano com a Sputnik V, da Rússia.