A queda nas vendas, provocada pela pandemia de coronavírus, foi de 25% neste Natal no comércio de Porto Alegre. Conforme o Sindilojas, 73% dos lojistas sondados pelo Núcleo de Pesquisa do órgão vendeu menos neste ano em relação ao mesmo período de 2019. O ticket médio ficou em R$ 311, segundo os comerciantes.
A maioria dos porto-alegrenses havia mencionado a intenção de pagar à vista, em dinheiro ou no débito, em pesquisa de intenção de compra. Os comerciantes apontaram, no entanto, que 70% das compras foram feitas parceladas no cartão ou crediário da loja. As compras à vista representam cerca de 30%.
Ainda de acordo com a apuração, o pagamento no cartão de crédito em parcelas ocorreu na maior parte das vendas realizadas pelos canais online, em 58,6% dos casos. As vendas à vista representam 27,6% do total das compras pela internet.
Os varejistas também indicaram que, mesmo com o crescimento do uso das plataformas digitais este ano, as lojas físicas seguem sendo a principal escolha dos clientes, com 58,6% dos resultados. Para 38,6%, o consumo ocorreu em ambos os formatos e para 2,9% pela internet. O WhatsApp foi o canal mais utilizado, com 65,5% dos atendimentos, seguido do site da loja, com 34,5% do fluxo de compras.
Os presentas mais comuns neste Natal serão blusas, vestidos, chinelos rasteirinhas, smartphones e aparelhos de TV. No ramo de material de construção, as principais vendas foram de artigos de pintura, torneiras e mangueiras lideraram a lista. Já no setor de cosméticos, as maiores vendas foram de sabonetes e cremes hidratantes.