A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quarta-feira, que mais 25 controladores eletrônicos de trânsito entrarão em operação, a partir da meia-noite de segunda-feira, em pontos estratégicos da cidade. Outros 25 aparelhos começaram a funcionar em novembro.
Dos 53 controladores que tinham instalação prevista até o fim do ano, três seguirão pendentes. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que, nesses pontos, ainda aguarda a finalização de melhorias na via pública.
De acordo com a Prefeitura, a licitação resultou em uma economia de R$ 2,4 milhões ao ano em relação ao contrato anterior. O diretor de Operações da EPTC, Paulo Ramires, ressalta que, além do auxílio à segurança, o equipamento inibe o excesso de velocidade.
Instalados em locais considerados de alto risco, pelo desrespeito à legislação de trânsito, os controladores também fazem parte do cercamento eletrônico da cidade, já que conseguem registrar as placas dos veículos, identificando a passagens dos que tenham sido alvo de furto e roubo.
Conforme dados da Comissão de Análise dos Acidentes com Vítimas Fatais do Programa Vida no Trânsito (PVT) da EPTC, levantados em conjunto com outros órgãos, a velocidade excessiva ou inadequada aparece como o principal fator de risco identificado em 1/3 dos acidentes com óbito em Porto Alegre entre 2012 e 2019. A Comissão analisou 778 ocorrências, que resultaram em 805 mortes.