Toque de recolher começa a ser implementado em São Leopoldo partir desta terça-feira

Medida faz parte de um conjunto de ações pra tentar conter o avanço da pandemia na cidade

Hospital Centenário registra ocupação de 120% dos leitos clínicos e de UTI | Foto: Stephany Sander / CP Memória

A Prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, começará a adotar medidas mais rígidas de distanciamento social a partir desta terça-feira, 22. Após reunião do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, ficou definido que o município irá implementar um toque de recolher a partir das 23h, em que todos os estabelecimentos não-essenciais deverão fechar até as 6 horas da manhã, além do fechamento dos parques e praças da cidade, sendo proibida a permanência e a circulação de pessoas nestes locais.

Além disso, o comitê também definiu o fechamento do estacionamento na avenida Independência, principal avenida de comércio da cidade, permitindo apenas a carga e descarga em um dos lados.

Essas medidas fazem parte de um conjunto de ações estabelecidas no novo decreto municipal publicado nessa segunda-feira, 21, para conter o avanço do coronavírus na cidade, principalmente com o objetivo de evitar aglomerações nas festas de fim de ano.
Até ontem à noite, o município registrava 203 óbitos e 12.994 casos de Covid-19.

Conforme o último boletim epidemiológico municipal, 36 pessoas estavam internadas com a doença no Hospital Centenário. Segundo dados do governo do Estado, a UTI adulto da casa de saúde está operando acima da capacidade. Atualmente, são 22 pacientes na UTI para 16 leitos, o que significa uma taxa de ocupação de 137,5%.

O hospital também vem sofrendo com a falta de funcionários. Até a última sexta-feira, 18, de acordo com a prefeitura, eram 77 profissionais que estão afastados das atividades por coronavírus, síndrome respiratória aguda, além de outras doenças.