Melo divulga nomes que ocuparão sete secretarias a partir de janeiro

Futuro titular da Saúde não chegou a ser anunciado

Foto: Reprodução / Twitter

O prefeito eleito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) divulgou, na tarde de hoje, acompanhado do vice Ricardo Gomes (Dem), os primeiros secretários de governo. Ao todo, foram informados sete nomes que farão parte do secretariado. Ricardo Gomes vai acumular o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico.

O gestor que vai assumir a Secretaria da Saúde, que gera expectativa em razão do momento de pandemia por coronavírus, não chegou a ser anunciado. Segundo Melo, outros integrantes do governo serão anunciados “entre amanhã e quarta-feira”.

Conheça os futuros secretários anunciados hoje

Secretaria da Fazenda – Rodrigo Sartori Fantinel
Auditor Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre há 18 anos. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Ufrgs, graduado em Ciências Atuariais também pela Ufrgs. Foi professor universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de gestão, finanças, previdenciária e tributária. Foi superintendente da Receita Municipal no período de 2008 a 2014. Foi presidente do Conselho Fiscal do Previmpa em 2017. É diretor de Arrecadação e Cobrança da Receita Municipal desde 2017, sendo responsável por resultados expressivos em recuperação de créditos, que tornaram Porto Alegre referência nacional.

Secretaria de Segurança – Coronel Mário Ikeda
É coronel da reserva e foi comandante-geral da Brigada Militar nos anos de 2018 e 2019. Também comandou o 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, e gerenciou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional durante a Copa do Mundo de 2014. De 2015 a 2017, esteve no Comando de Policiamento da Capital (CPC). Ikeda é Bacharel em Ciências Militares e pós-graduado em Políticas e Gestão de Segurança Pública.

Secretaria de Administração e Patrimônio – André Barbosa
Aos 47 anos, é advogado formado pela PUCRS, com pós-graduação em Direito Eleitoral pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Foi assessor na Assembleia Legislativa de 2000 a 2004 e procurador-chefe de gabinete da PGM de Porto Alegre de 2005 a 2006. Atuou como assessor jurídico na secretaria de Acessibilidade e Inclusão Social na prefeitura em 2007. Também foi secretário adjunto de Inovação e Tecnologia em 2014. É ex-diretor jurídico do Conselho Regional de Medicina do RS.

Secretaria de Serviços Urbanos – Marcos Felipi Garcia
Aos 28 anos, é advogado formado em Direito pela PUCRS, pós-graduado em Gestão Pública e Direito Administrativo pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Também é pós-graduando em Segurança Pública pelo Curso Supremo/Faculdade Arnaldo (MG). Atuou como Chefe da Seção de Assuntos Municipais da Casa Civil, no governo de José Ivo Sartori. Atualmente exerce o cargo de Assessor Jurídico da bancada do Cidadania na Assembleia Legislativa do RS.

Secretaria de Relações Políticas – Cassio Trogildo
Aos 52 anos, é formado em Administração pela Ufrgs. Foi secretário municipal de Obras em 2011 e tornou-se vereador em 2012, sendo reeleito em 2016, ano em que presidiu a Câmara Municipal. Em 2017, ocupou novamente a presidência do legislativo municipal.

Secretaria de Planejamento – Cezar Schirmer
Aos 68 anos, é formado em direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Também já foi professor universitário. Começou a carreira política como vereador em Santa Maria, em 1972. Foi eleito para cinco mandatos como deputado estadual e eleito deputado federal em três ocasiões: 1998, 2002 e 2006. Foi prefeito de Santa Maria de 2008 a 2016, quando assumiu a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Em 2020, elegeu-se vereador de Porto Alegre.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Ricardo Gomes
Adjunto – Vicente Perroni
Ricardo Gomes, de 40 anos, é advogado formado pela PUCRS. Vereador eleito em 2016 com 5822 votos, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre entre janeiro e agosto de 2017, deixando o cargo por não concordar com o projeto enviado à Câmara sobre a revisão do IPTU. É o atual vice-prefeito eleito de Porto Alegre, e vai acumular as duas funções.