Nova variante do coronavírus provoca confinamento em Londres e no sudeste da Inglaterra

Medidas serão tomadas a partir deste domingo

Foto: Divulgação/Twitter Boris Johson

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesse sábado (19) que Londres e o sudeste da Inglaterra voltarão a se confinar a partir deste domingo para tentar conter um aumento de contágios de Covid-19, atribuído a uma nova variante do vírus.

“Parece que essa propagação está alimentada por uma nova variante do vírus”, que é transmitido “muito mais facilmente”, declarou o primeiro-ministro em coletiva de imprensa. “Nada indica que seja mais mortal ou que cause uma forma mais grave da doença” ou que reduza a eficácia das vacinas, reiterou. “Pode ser até 70% mais transmissível do que a variante antiga”, disse Johnson durante uma coletiva de imprensa.

De acordo com o premiê, as novas medidas são equivalentes ao lockdown imposto em novembro e durarão duas semanas. O governo britânico reavaliará a situação no dia 30 de dezembro.

Além disso, as comemorações de Natal em Londres e na região sudeste serão canceladas. “Quando os fatos mudam, temos que mudar nossa abordagem”, respondeu o primeiro-ministro ao ser questionado sobre o motivo de ele ter negado durante esta semana, em uma sessão no Parlamento, que o Natal seria cancelado na capital do país. “Temos que agir porque o vírus está se espalhando muito rápido”, declarou Johnson.

  • Com informações da Agência Estado