Polícia faz operação contra quadrilha de traficantes que planejava ataques a delegacias, fóruns e policiais

Grupo também utilizava drones para manter um esquema de entrega de drogas e aparelhos celulares em presídios

Polícia Civil cumpriu 16 ordens judiciais em quatro cidades do RS | Foto: Polícia Civil/Divulgação

Agentes da Polícia Civil cumpriram 16 ordens judiciais nesta sexta-feira, 18, com objetivo de desarticular uma quadrilha de traficantes que planejava ataques a delegacias, fóruns e policiais.  A ação denominada Operação Roque ocorreu em cinco municípios gaúchos: Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Portão, além de Pelotas, na Região Sul do Estado.

Durante as investigações, que duraram 1 ano e três meses e foram coordenadas pelo Delegado Guilherme Dill, titular da Delegacia de Eldorado do Sul, foi descoberto que a facção criminosa mantinha integrantes  que tinham a função de monitorar policiais civis e militares. Na ação, inclusive, foi descoberto que um brigadiano seria um possível alvo da quadrilha, já que através de áudios coletados pela Polícia Civil o líder da organização criminosa disse que poderia mandar matar o policial se quisesse naquele momento.

Conforme a Polícia Civil, a facção criminosa também utilizava drones para manter um esquema de entrega de drogas e aparelhos celulares em presídios, sendo que somente nesta ano havia o relato de 8 ocorrências policiais relacionada a tentativas desses crimes contra o grupo. Além disso, as investigações apontaram que a quadrilha se organizava para realizar atentados em delegacias e instituições públicas na Região Metropolitana da Capital, como forma de responder as ações policiais contra a facção.

A ação também contou com o apoio de agentes da Susepe por conta do cumprimento dos mandados em presídios. Até o momento, quatro pessoas foram presas.