MP envia à Justiça mais uma denúncia contra prefeito de Imbé

Representação também envolve outras 11 pessoas

Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério Público do Rio Grande do Sul enviou à Justiça, nesta sexta-feira, denúncia contra o prefeito de Imbé, Pierre Emerim (sem partido), e mais 11 pessoas pela prática de 14 delitos, entre eles crimes de responsabilidade, licitatórios e contra a administração pública, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.

De acordo com a Procuradoria de Justiça de Prefeitos, agentes políticos, servidores públicos municipais e empresários foram alvo da Operação Afinidade, deflagrada em 5 de novembro de 2020, que cumpriu mandados de busca e apreensão e de afastamento do exercício do cargo dos agentes públicos, em investigação que revelou um esquema criminoso supostamente capitaneado pelo prefeito.

A denúncia sustenta que a finalidade era direcionar certames públicos visando o favorecimento de empresários e familiares do prefeito, que eram usados como “laranjas” em um esquema que desviou dinheiro público.

De acordo com o MP, essa é a segunda das três denúncias que serão oferecidas contra Emerim. A primeira, oferecida em 5 de dezembro, acusa o prefeito de antecipar ou inverter a ordem de pagamentos a credores, sucessivas vezes, em benefício de outros quatro denunciados e sem vantagem ao erário.