Antes da diplomação, na tarde desta sexta-feira, o prefeito eleito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) anunciou que o nome do futuro secretário da Saúde deve ser conhecido até segunda-feira. Além disso, que o escolhido vai ter perfil técnico. Melo também disse que já definiu outros integrantes do secretariado, mas que a divulgação depende da confirmação do titular da Saúde, por se tratar do “mais importante para a população” neste momento.
Durante a entrevista, o prefeito eleito também falou sobre uma possível ampliação de leitos e a reabertura de alguns hospitais com parceria público-privada. Reafirmando uma promessa de campanha, Melo disse que a cidade não vai fechar e que deve continuar funcionando segundo os protocolos de segurança. “Eu prefiro um sistema regular com distanciamento, máscara e álcool gel, do que uma pessoa lá no seu bairro não usando máscara”, afirmou.
Em relação ao modelo de distanciamento controlado, Melo assegurou que vai manter as decisões acerca da condução da pandemia em Porto Alegre emparelhadas com as do governo estadual. Em primeiro momento, afirmou ter três prioridades para a cidade após a posse: saúde, educação e transporte público.
*Flávia Simões/Correio do Povo, com supervisão de Mauren Xavier