Mapa preliminar mostra 20 regiões com risco alto de Covid no RS, mas sem bandeira preta

Única área com bandeira laranja é a de Guaíba

Mapa da 33ª rodada. Divulgado Governo RS

O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado na tarde desta sexta-feira, mostra 20 regiões em bandeira vermelha, com risco alto para contágio pelo coronavírus. Conforme o governo estadual, mesmo que os indicadores da macrorregião Sul tenham melhorado, alterando de preta para vermelha a cor das bandeiras de Bagé e Pelotas, o Estado segue em alerta máximo. A única região com bandeira laranja é a de Guaíba, com risco médio. O mapa oficial deve ser divulgado na tarde de segunda, após o período de recursos, que vai até as 6h de domingo.

Conforme o levantamento, caiu 4% (de 1.375 para 1.316) o número de internados em leitos clínicos com teste positivo para Covid-19, mas os pacientes em leitos de UTI aumentaram 2% (de 915 para 935). O número de óbitos chegou ao maior patamar desde o início do modelo, com elevação de 20%, passando de 409 para 490 entre as últimas duas quintas-feiras. O Rio Grande do Sul registrou abertura de cerca de 60 leitos de UTI nesse mesmo período.

O sistema de cogestão regional, suspenso na primeira quinzena de dezembro, voltou a valer na terça-feira. Até o momento, 18 das 21 regiões – com exceção de Bagé, Guaíba e Uruguaiana – aderiram ao sistema e podem adotar protocolos próprios, mais brandos que os da bandeira recebida. Para a adesão, é necessário que enviem planos regionais com protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), limitados à bandeira anterior. O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, informou, nesta semana, que enviou pedido de adesão, mas até o momento a região não consta entre as que tiveram cogestão aprovada.

Mudança de bandeira

Após ficarem com bandeira preta no mapa definitivo da 32ª rodada, as regiões de Bagé e Pelotas (macrorregião Sul) retornaram à cor vermelha no mapa preliminar. A macrorregião Sul teve aumento no número de leitos de UTI livres, de 15 para 22, e reduziu o número de internados em leitos clínicos por coronavírus, de 102 para 80, e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), de 74 para 63. Contudo, o número de internados em leitos de UTI Covid-19 na quinta-feira se manteve com 50 – mesmo indicador da semana passada.

Nos indicadores por município, Bagé registrou queda no número de óbitos (de 10 para seis) e hospitalizações (de 23 para 18). O município de Pelotas também teve reduções: de 41 para 33 óbitos e, menos expressiva – de 87 para 86 – em hospitalizações.