A chegada do mês de dezembro aumentou o sinal de alerta em relação à situação da pandemia no Litoral Norte. No período, conforme dados divulgados pela 18° Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) na noite dessa terça-feira, 16, foi registrada uma média de quase quatro mortes por dia devido a complicações causadas pela doença.
Além das mortes, o número de casos confirmados também chamou a atenção, onde a média diária foi de 268. Esse número é bem superior a média registrada em novembro, mês apontado pela coordenadoria como o pior cenário durante a pandemia. No período, a média diária foi de 2,4 óbitos e 174 casos confirmados.
Conforme a 18° CRS, na região há 2.410 pessoas com a doença ativa e 145 pacientes internados. Outro ponto que preocupa é a taxa de ocupação das UTIs adulto, que está em 94%. O Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, e o Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, não têm mais vagas de UTI adulto. Já no Hospital de Tramandaí, resta apenas uma vaga. Além disso, o Hospital Santa Luzia de Capão da Canoa permanece com os leitos de UTI bloqueados para novos pacientes devido à confirmação de um caso positivo entre os pacientes da UTI geral. Essa medida será mantida até que o resultado do teste nos trabalhadores seja recebido.
Até o momento, o Litoral Norte registra 19.353 casos confirmados e 334 mortes por coronavírus durante a pandemia.