A bancada do Republicanos decidiu não levar adiante a candidatura do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (SP). O deputado confirmou ao R7 Planalto, nesta quarta-feira, que o partido vai apoiar o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo governo federal.
De acordo com Pereira, a bancada do partido “verificou um veto velado” do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) na pessoa dele. Na semana passada, Pereira, que comanda uma bancada de 31 deputados, havia saído do bloco independente de Maia e lançado, não oficialmente, uma candidatura independente ou de “terceira via”.
A eleição para a mesa diretora da Câmara acontece em 1º de fevereiro. A votação é secreta e, por isso, além de alianças entre os partidos é necessário um corpo-a-corpo com os deputados, já que há muitas dissidências dentro de cada legenda.
Até agora o único candidato definido é Arthur Lira, com candidatura lançada ao lado de lideranças do PSD, Pros, Avante, Patriota, PL, SD e PSC. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta organizar um bloco independente com partidos do centro e da oposição. Por enquanto já confirmaram estar no bloco os partidos DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV.
Ao que tudo indica até agora, a esquerda deve formar um bloco de oposição ou se juntar a um dos blocos já colocados à disputa.