Gaúchos já podem pagar o IPVA 2021; confira cronograma

Período de antecipação vale até o dia 30 de dezembro e representa uma economia de 3%

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Os motoristas que possuem automóveis e motocicletas emplacados no Rio Grande do Sul já podem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com desconto, a partir desta quarta-feira (16). O período de antecipação vale até o dia 30 de dezembro, e representa uma economia de 3% para os contribuintes.

Os descontos no IPVA podem chegar ainda a até 25,05% para os proprietários de veículos que tiverem os descontos máximos de Bom Motorista (15% para três anos sem multas) e Bom Cidadão (5% para mínimo de 150 notas com CPF). A Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), reajustada em 3,54% no dia 1º de janeiro, também fica mais barata.

Quem não quiser antecipar o pagamento do tributo ainda pode aderir ao parcelamento com desconto de 3% na primeira parte do valor, que precisa ser quitada até o dia 29 de janeiro. Nesse modelo, as outras duas parcelas teriam redução de 2% e 1%, com vencimento em fevereiro e março, respectivamente.

Além dos descontos pela antecipação, os proprietários que optarem pelo parcelamento também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiverem direito. O calendário de pagamento do IPVA 2021 se encerra em abril, conforme o final da placa de cada veículo.

Pagamento do DPVAT ainda não está disponível

As guias do imposto ainda não contemplam os valores do seguro obrigatório, que é administrado pela Líder. O Governo do Estado ainda não informou qual será o procedimento para a quitação do item no caso de quem optar pela integralização antecipada do tributo. A tendência é de que o pagamento seja posterior, assim como aconteceu no ano passado.

Para quitar o IPVA, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o imposto, é possível pagar a taxa de licenciamento e as multas de trânsito pendentes. A quitação é feita por meio das agências do Banrisul, Bradesco, Santander e Sicredi.

Na Caixa, apenas as agências lotéricas aceitam o pagamento. Já no Banco do Brasil, a integralização é possível somente para os clientes. Em todos os bancos há possibilidade de pagamento on-line por meio dos serviços de home banking.