A equipe de transição escolhida pelo prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), teve, nesta terça-feira, o primeiro contato com as ações em andamento pela administração atual, de Nelson Marchezan Jr. (PSDB). O seminário, dividido em setores, teve como principal foco o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.
O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, detalhou os processos por trás do controle da Covid-19 na cidade, ressaltando o papel desempenhado pelas novas unidades públicas de saúde. Foram usadas como exemplo as tendas de testagem, além dos leitos de enfermaria e tratamento intensivo.
De acordo com a administração, a cidade conta hoje com 304 vagas a mais em UTI do que no ano passado. Cerca de 260 mil testes de Covid-19 foram realizados, desde março, na rede pública. “Entre as capitais com mais de 1 milhão de habitantes, Porto Alegre é a menos registrou mortes na comparação entre 2019 e 2020”, declarou Stürmer.
À tarde, foram discutidas as medidas tomadas pelas secretarias de Segurança e Infraestrutura e Mobilidade, além do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O próximo seminário está marcado para a tarde da quarta-feira, com temas relacionados às pastas de Relações Institucionais, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente e Transparência.