A pandemia da Covid-19 causou o fechamento de bares e restaurantes gaúchos, o que acabou resultando em demissões no setor. A avalição é da presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante no Rio Grande do Sul (Abrasel no RS), Maria Fernanda Tartoni. A dirigente ressalta que falta aos empresários a segurança de que as coisas vão voltar perto do equilíbrio de antes da pandemia.
Mesmo que ainda não haja um levantamento dos efeitos dessa crise no segmento, ela garante que alguns restaurantes não suportarão o fato de ficar de portas fechadas por muito tempo. “As flexibilizações vieram para ajudar, mas ainda temos um cenário de muitas incertezas tanto do empresário quanto dos consumidores que não sabem o que pode e o que não pode ser feito”, acrescentou.
Um levantamento realizado na internet pela Abrasel no RS, a partir das redes sociais, listou o fechamento de mais de 40 restaurantes e operações de alimentação. À época do levantamento, feito em agosto, empresários e consumidores diziam acreditar em um retorno lento, gradual e incerto. Entre as pessoas que participaram da pesquisa, 86% delas disseram conhecer algum negócio do setor que já havia fechado as portas, e quase 70% afirmaram conhecer três ou mais na mesma situação.
A maior parte das respostas veio de quem trabalha na área (74%). Mais de 22% das respostas foram de pessoas de locais que fecharam as portas definitivamente. Dos ainda ativos em agosto, pegue e leve (66%) e tele entrega (63%) eram as principais opções para tentar manter as contas em dia.
*Atualizada às 18h15min