Falta de luz ainda atinge 35 mil clientes no RS

CEEE trabalha para restabelecer serviço para 23 mil consumidores em Porto Alegre

Cerca de 32 horas depois das tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul, em torno de 35 mil pontos seguem sem energia elétrica nas áreas de concessão da CEEE e da RGE. Na tarde de ontem, 318 mil tiveram o abastecimento interrompido, 205 deles só na capital.

A CEEE informou, às 23h desta segunda-feira, que ainda registra 23 mil clientes sem o serviço em Porto Alegre e mais 2 mil em Viamão. De acordo com a companhia, esses foram os municípios que sofreram os maiores impactos do temporal da tarde de domingo, com rajadas de até 100 km/h. O trabalho segue durante toda a madrugada, com a próxima atualização do balanço prevista para as 5h. Mais cedo, a empresa havia projetado solucionar o desabastecimento até o fim do dia.

A CEEE também alega que os consertos vêm demorando mais que o previsto devido a quedas de árvores, que romperam redes de energia. Além disso, em alguns casos é preciso trocar postes.

Já a RGE informou, às 18h55min, que segue trabalhando para normalizar o fornecimento de cerca de 10 mil clientes, em maioria concentrados na região Norte, uma das localidades mais afetadas pelo temporal. Na metade da tarde, eram 17 mil. A companhia não informou previsão para finalizar os reparos na rede.

Protestos pela falta de luz

Em Porto Alegre, pelo menos dois protestos contra a falta de luz ocorreram durante a tarde. Um deles fechou o acesso ao bairro Restinga, mais cedo. O segundo envolveu moradores do bairro Aberta dos Morros, que interromperam com barricadas a estrada Gedeon Leite.